Guia de compras internacionais!

*Tudo (ou pelo menos quase) que você precisa saber sobre compras internacionais está aqui. Se não tiver, pode deixar nos comentários que eu vou atualizando.
*Nesse post não tem dicas de lojas. Se você quer conhecer lojas virtuais confiáveis (nacionais e internacionais), veja AQUI.

- É seguro comprar em lojas virtuais internacionais?
Honestamente, acho que nenhuma compra é 100% segura. Se você compra em lojas online no Brasil corre o risco de não chegar; se compra em lojas físicas, corre o risco de chegar em casa e o produto estar queimado ou quebrado… Ou seja, sempre tem algum risco. Por esse (e alguns outros motivos), não teria como dizer que uma compra internacional é 100% segura. Alguns fatores como longa distância, irresponsabilidade dos correios e tempo de transporte acabam tornando a compra um pouco menos segura.
Eu recomendo que você procure lojas que aceitem PayPal. O PayPal é aceito na maioria das grandes lojas e garante segurança na sua compra e te devolve o dinheiro em até 45 dias caso sua compra não chegue.
- Preciso ter cartão internacional?
Depende! Algumas lojas vendem tanto para o Brasil que aceitam pagamento via boleto e depósito bancário. Outras são voltadas para o público brasileiro e aí aceitam cartão, depósito, boleto… Mas normalmente é preciso ter cartão internacional sim.
- Quanto tempo demora pra chegar?
Isso varia muito, depende do tipo de frete escolhido, do país de origem e da boa vontade dos Correios. Sendo assim, é sempre bom verificar com a loja qual o prazo estipulado por ela.
O tempo de entrega não depende da loja. Recebo muitas perguntas do tipo: “Quanto tempo as compras dessa loja demoram pra chegar?”. Mas gente, a loja não tem alguém responsável só pra isso, eles terceirizam o serviço. Então não depende da loja, e sim da empresa (Que normalmente é o Correio).
- Posso ser taxado?
Tenha em mente que toda compra feita no exterior deveria ser taxada ao entrar no Brasil. Mas nem todas são. Eu não compro nada se não tiver dinheiro pra pagar essa possível taxa, sempre faço a compra contando com ela. É triste? É! Mas são as leis do nosso país.
Algumas compras tem menos risco de taxa, como por exemplo: compras inferiores a US$50, livros…  Quando a caixa vem marcada como gift (presente) também tem menos chances.
De qualquer forma, nunca elimine a chance de uma possível taxa, independente do tamanho da caixa e do valor.
- O que acontece se eu for taxado?
O Correio envia um papel pra sua casa informando o valor da taxa e a agência que você deve comparecer. Eles não aceitam cartão para taxas alfandegárias, então leve dinheiro junto com o papel que você recebeu. Você vai receber, pagar e levar o produto pra casa. Se você não for até o prazo estipulado por eles (um prazo que eu considero curto, e muitas vezes eles demoram pra entregar o papel), a encomenda volta para o remetente.
Existem outras empresas (como a DHL e a UPS) que entregam o seu pacote em casa. Já fui taxada pela UPS quando comprei umas memórias pro meu MacBook e eles foram na minha casa (mais de uma vez, porque eu não tava) e aceitavam cartão. Mas a maior parte das lojas enviam pelo Correio comum.
- Qual o valor da taxa?
Normalmente o valor é de 60% do valor total da compra (incluindo frete) + ICMS do seu estado. Aqui na Bahia o ICMS é em torno de 18%, se não me engano. Eles podem taxar do valor declarado na etiqueta da caixa, do valor da nota fiscal (se houver) e as vezes eles são loucos e cobram uns valores esquisitos e sem lógica.
- Que produtos devo evitar de comprar no exterior?
Primeiro de tudo: eletrônicos! Por favor, não inventem de comprar videogames, iPhones e afins em lojas online de outros países. Se chegar (porque muitos são roubados no caminho pelos próprios funcionários dos Correios) a taxa vai ser absurda e vai valer mais a pena ter comprado no Brasil mesmo.
Evitem também de comprar perfumes e coisas com um valor mais elevado. Lembre-se que o barato pode sair caro, então é melhor você viajar ou procurar aqui no Brasil mesmo.
Produtos muito grandes também devem ser evitados porque chamam muita atenção.
Além disso, quanto mais caro for o frete, mais risco de ser taxado você tem.
- Como sei se uma loja é confiável?
Observe o layout da loja, a Fan Page no Facebook, olhe se eles respondem os clientes, envie email com alguma dúvida pra ver como é o atendimento, veja se aceita PayPal (prefira sempre!) e procure no nosso email Google. Evite comprar se ninguém nunca tiver falado sobre a loja. Se quiser fazer o teste, compre uma coisa mais baratinha pra você não perder muito dinheiro caso algo dê errado.
- Não sei inglês. Como posso comprar nessas lojas?
Eu sei falar inglês, por isso estou bastante familiarizada com os termos utilizados em lojas virtuais, principalmente de maquiagem. Mas você pode usar o Google Tradutor ou baixar o navegador Chrome, que sugere automaticamente a tradução de páginas em outras línguas.
- Sou menor de idade e não tenho cartão internacional. Como posso fazer compras internacionais?
O ideal é você conversar com seus pais sobre isso. Se eles não entenderem, pesquise e veja como funciona. Não faça compras sem a permissão porque isso é muito sério e o cartão pode ser clonado.
- Como funciona o código de rastreio?
Caso a sua compra tenha rastreio, você recebe um código para acompanhar o trajeto dela. A depender do tipo de rastreio, esse código é atualizado (ou não) e aí você sabe onde está a sua compra.
Infelizmente esse serviço não é 100% eficaz porque muitas vezes os códigos não são atualizados com uma boa frequência.
Você pode acompanhar no site dos Correios. Um outro bom é o Muambator, eles enviam alterações via email e twitter, além de terem aplicativo de celular.
Tirei todas as suas dúvidas? Não? Então deixa aqui nos comentários!
Beijokasss!

Comentários

  1. Post MARAVILHOSO! Esclareceu todas minhas duvidas! Vc é demais!

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeeei sempre tive medo de comprar, agora terei coragem e cuidado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter né? Só pegar as diquinhas e comprar com vontade!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas